Boletim informativo 38

Boletim Informativo nº 38, Outubro de 2017

Novos Tempos

O IVNL se renovou. Na estrutura, na forma de atuar, no design eletrônico. Tudo para se ajustar às exigências do tempo presente, em que a celeridade e a abrangência dos canais de comunicação e informação são exigências inafastáveis. É tempo de atualização, em correspondência ao dinamismo de nosso patrono, sempre aberto ao uso das inovações tecnológicas e com olhos no futuro.

Mas o IVNL se mantém em sua tradição de análise criteriosa dos princípios jurídicos e éticos informadores da vida social. Prossegue na defesa dos valores que presidem a ordem democrática. Busca o debate jurídico com vistas à superação de situações de injustiça. Defende a ordem constitucional como garantia do perfeito funcionamento das instituições democráticas e caminho para a harmonia social e a realização pessoal. É fiel ao legado de Victor Nunes Leal.  

 

 As Alterações

A simplificação na forma de atuar levou à adoção do sistema on-line de consulta e decisão, sem prejuízo da realização de reuniões presenciais dos Conselheiros, sempre agradáveis e produtivas.

O site do IVNL foi aprimorado, com novo lay-out, ajustando-se a novos processos de estímulos visuais, com o uso de tecnologia avançada de navegação que o torna mais ágil, interativo e atraente.

Confira!  www.ivnl.com.br

 

Programação

 Foram realizados dois dos já tradicionais Almoços-Culturais, ocasião de congraçamento de profissionais da área jurídica e de reflexão de temas relevantes da atualidade.

O almoço realizado em 23 de junho de 2017, teve como palestrante o Ministro Noronha, do STJ, que discorreu sobre “Brasil e Judiciário – Uma Visão Contemporânea”, abordando com coragem e acentuada visão crítica decisões judiciais sobre temas polêmicos de repercussão. Veja as fotos aqui,  e ouça o áudio aqui.

Em 15 de setembro, a palestra “O Populismo Judiciário” foi proferida pelo Ministro do STJ Sebastião Reis e recebida com entusiasmo pelos participantes, ao ressaltar a natureza da prestação jurisdicional, que não se presta a atender às postulações e exposição midiáticas. Veja as fotos aquie ouça o áudio aqui.

Eventos Futuros

Cátedra Victor Nunes Leal

Estão adiantadas as tratativas de parceria entre o IVNL, ALUMNI FD UnB e FD-UnB para a criação da cátedra Victor Nunes Leal, na Faculdade de Direito da UnB, de caráter temporário e rotativo e que tem como objetivo promover a memória do ilustre jurista, na abordagem de temas de  Direito Administrativo, Eleitoral e Constitucional.

______________________________________________________

Jantar de Confraternização

Previsto para o dia 21 de novembro de 2017, às 19hs, em homenagem a Victor Nunes Leal, em razão da decisão da UnB de atribuir o seu nome ao  prédio da Faculdade de Direito. O evento será uma realização conjunta do IVNL e da ALUMNI FD- UnB. Reserve a data. Compareça.

______________________________________________________

Webinário

O IVNL aplaude e apoia a iniciativa do Instituto Italo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos, na realização do 1º Webinário que debaterá a recente decisão do STF sobre o ensino religioso facultativo nas escolas públicas de ensino fundamental, que ocorrerá no dia 30/10/2017, às 11hs. (horário de Brasília), e que contará com a participação de renomados Docentes de Universidades européias e brasileiras:

a) Filipo Vari – Professor Doutor Titular da Universidade de Estudos Europeus de Roma;

b) Maria Pia Baccari – Professora Doutora Titular da Universidade LUMSA;

c) José Manuel Cardoso da Costa – Presidente emérito da Corte Constitucional Portuguesa e Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Coimbra e da Universidade Católica Portuguesa no Porto;

d) Carlos Fernando Mathias de Souza – Professor Titular da UnB e Presidente do Instituto Ítalo-Íbero-Brasileiro de Estudos Jurídicos;

e) Tradutora: Fernanda Mathias de Souza Garcia – Professora do UniCeub.

ATENÇÃO: o evento é online e gratuito. Para participar basta se inscrever  no  link  http://webinario.institutoiib.org/