Boletim informativo 38

Boletim Informativo nº 38, Outubro de 2017

Novos Tempos

O IVNL se renovou. Na estrutura, na forma de atuar, no design eletrônico. Tudo para se ajustar às exigências do tempo presente, em que a celeridade e a abrangência dos canais de comunicação e informação são exigências inafastáveis. É tempo de atualização, em correspondência ao dinamismo de nosso patrono, sempre aberto ao uso das inovações tecnológicas e com olhos no futuro.

Mas o IVNL se mantém em sua tradição de análise criteriosa dos princípios jurídicos e éticos informadores da vida social. Prossegue na defesa dos valores que presidem a ordem democrática. Busca o debate jurídico com vistas à superação de situações de injustiça. Defende a ordem constitucional como a garantia do perfeito funcionamento das instituições democráticas e caminho para a harmonia social e a realização pessoal. É fiel ao legado de Victor Nunes Leal.  

 

 As Alterações

A simplificação na forma de atuar levou à adoção do sistema on-line de consulta e decisão, sem prejuízo da realização de reuniões presenciais dos Conselheiros, sempre agradáveis e produtivas.

O site do IVNL foi aprimorado, com novo lay-out, ajustando-se a novos processos de estímulos visuais, com o uso de tecnologia avançada de navegação que o torna mais ágil, interativo e atraente. Confira!  www.ivnl.com.br

 

Programação

 Foram realizados dois dos já tradicionais Almoços-Culturais, ocasião de congraçamento de profissionais da área jurídica e de reflexão de temas relevantes da atualidade.

O 10º, em 23 de junho, teve como palestrante o Min. Noronha, do STJ, que discorreu sobre “Brasil e Judiciário – Uma Visão Contemporânea”, abordando com coragem e acentuada visão crítica decisões judiciais sobre temas polêmicos de repercussão. Veja as fotos aqui,  e ouça o áudio aqui.

O 11º, em 15 de setembro, contou com a participação do Ministro do STJ Sebastião Reis, que discorreu sobre o Populismo Judiciário. Sua palestra foi recebida com emoção pelos participantes, tal a ênfase dada à natureza da prestação jurisdicional, que não se presta a atender às postulações e exposição midiáticas. Veja as fotos aqui, e ouça o áudio aqui.

 

Eventos Futuros

Cátedra Victor Nunes Leal

Estão adiantadas as tratativas de parceria entre o IVNL, ALUMNI FD UnB e FD-UnB para a criação da cátedra Victor Nunes Leal , de caráter temporário e rotativo, com vistas à promoção da memória do ilustre jurista.

Realização de jantar de confraternização, a ser realizado no mês de novembro, em parceria do IVNL e da ALUMNI FD- UnB, em homenagem ao nosso patrono que teve seu nome outorgado ao prédio da Faculdade de Direito da UnB.